Câmara Municipal do Recife realiza grande homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE)

04/10/2018

Neste 4 de Outubro, a Câmara Municipal do Recife realizou uma grande homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias, através do vereador Benjamim da Saúde que falou da satisfação em homenagear os “honrosos trabalhadores da saúde” falou da importância da função do ACS e ACE e considerou a categoria composta por “profissional indispensável para educação, fiscalização e execução dos projetos e ações na área de saúde, junto à população”.

Os Agentes lotaram as galerias, o vereador Benjamin da saúde entregou placas comemorativas a 30 profissionais que ele destacou “pelo empenho” no exercício do trabalho. Dentre eles, o presidente do SINDACS PE Graciliano Gama, o diretor da FENASCE (Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias)  Jorge Alberto da Silva e uma das  ACS mais antiga no programa  (+30 anos) e mãe do presidente do SINDACS PE Quitéria Maria da Silva. A solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Marques, também presidente da Câmara Municipal do Recife; o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias de Pernambuco (SINDACS PE), Graciliano Gama; o vereador proponente da homenagem; e a gerente de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde do Recife, Ana Sofia Costa e o Amigo da categoria Maurício Rands, autor da EC 51 que efetivou todos e todas ACS's e ACE's do Brasil, ovacionado pela categoria durante todo evento.

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias de Pernambuco (SINDACS PE), Graciliano Gama agradeceu à homenagem realizada pelo vereador Benjamim da Saúde, aos diretores do Sindacs e a todos os agentes de saúde que compõem a base da categoria. “Hoje é um dia especial porque é nossa data comemorativa. Mas, sabemos das dificuldades que enfrentamos no dia a dia. Quero registrar o compromisso do Sindicato para com a categoria. Importante é darmos às mãos porque juntos vamos vencer. Precisamos nos unir para defender e avançar nos nossos objetivos. É importante a nossa união e organização”.