Sindacs/PE participa de Debate com o Procurador Regional do Trabalho

03/07/2018

O evento aconteceu na Fiocruz, no  auditório Frederico Simões Barbosa, no campus da Universidade Federal de Pernambuco.

O palestrante, procurador Dr. José Laízio Pinto Júnior, abordou o tema sobre Liberdade na Participação Sindical e os Impactos da Reforma Trabalhista.

O diretor Jorge Alberto, participou do processo de discussão e entendimento das ações, em meio a  estudantes e  entidades Sindicais que também  contribuíram com o debate.

Na análise do procurador,  ele foi bem objetivo e  lamentou que unilateralmente o governo não abriu o debate com a sociedade Organizada, falou  também sobre a terceirização que pode prejudicar alguns setores como por exemplo os Bancários, criticou a reforma trabalhista dizendo que ela é capenga e manca, mas que entende a necessidade de se  fazer uma reforma, não da maneira que foi imposta.

Sobre a contribuição sindical o procurador comentou a decisão do STF que deixa claro que a contribuiçao não é mais obrigatória e sim facultativa. Avaliou de duas formas essa decisão: Negativa - no sentido de que os movimentos sindicais  terão que apertar os cintos nas suas finanças;   Positiva - porque agora os sindicatos vão ter que se aproximar de sua base para resgatar seus filiados.