Delegação Feminina se despede do Fórum Social Mundial

19/03/2018

 

A delegação encerra participação no Fórum Social Mundial com excelentes resultados, após três dias de intensas atividades.

 

O evento reuniu entidades, pesquisadores e representantes dos movimentos sociais e do poder público de 160 países.

 

O Fórum trouxe como tema “Resistir é Criar, Resistir é Transformar”.

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou uma série de ações durante o Fórum de 13 a 17 de março, as diretoras Fábia Andrade, Ilze Mendes, Valéria Melo, Vastir Maria e Silvânia Timóteo participaram de seminários, rodas de conversas, debates democráticos de ideias, formulação de propostas, troca de experiências e articulação.

 

Discussões sobre a grave questão de saúde pública e social, com desafios ainda maiores devido aos desmontes das políticas públicas de saúde e atenção, no objetivo de garantir direitos conquistados, em defesa do SUS, participaram também da coleta de assinaturas contra a Emenda Constitucional 95/2016, que congela investimentos em saúde por duas décadas e já está em vigor.

 

A participação das Mulheres no Fórum Social Mundial foi muito importante para debater questões de gênero, pautas feministas e lutas das mulheres, como a criminalização do aborto, o feminicídio, o combate contra a violência da mulher e o machismo, entres outras.

 

Com a infeliz notícia da morte da vereadora Marielle Franco, aconteceram vários atos em protesto, durante toda a quinta feira (15), os manifestantes, maioria de mulheres se reuniram em vários espaços da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em campus, nas ruas, Sob gritos de "Marielle, presente!”.

 

Ainda na quinta feira, o Sindprev/BA promoveu o debate sobre o Desmonte da Previdência Social, a mesa foi composta por diretores do Sindsprev/BA que são verdadeiros conhecedores da causa, além de advogado especialista em direito previdenciário, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), e pela Secretária Executiva da CUT Nacional e coordenadora do Fórum Baiano de Agricultura Familiar.

 

Foi um debate riquíssimo que reforçou o conhecimento sobre os impactos que essa reforma vai causar na vida de todos os trabalhadores.

 

Na sexta feira (16) como última atividade da delegação, à participação na Mesa redonda do Conselho Nacional de Saúde (CNS) com o tema “A atenção primária gratuita e o papel da promoção e prevenção de saúde no fortalecimento do SUS”, um tema que despertou a atenção e inquietou os participantes pela relevância das ações que são prioridades no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

 

Veja essas imagens em nossa Galeria de Fotos

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e

Agentes de Combate as Endemias do Estado de Pernambuco

Rua General José Semeão, N° 104, 

Santo Amaro - Recife/PE - CEP: 50050-120

CNPJ: 04.428.218/0001-00

Horário de Funcionamento:

  • Facebook Sindacs PE
  • YouTube Sindacs PE

Sede Recife: 

Segunda à Sexta - 09h às 17h

Sub Sede Garanhuns: 

Segunda e Sexta - 08h às 12h

Quarta - 14h às 17h

Sede: Terças e Quinta-feiras 

Horário: 14h às 17h

Atendimento Jurídico:

Contato:

(81) 3222.4061  /   (81) 3033.4042

© 2018 SINDACS - PE Todos os direitos reservados