Assembleia seguida de Manifestação em Garanhuns/PE

13/03/2018

Nesta sexta feira (09) às 8h, em frente à Câmara Municipal de Garanhuns, o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias realizou Assembleia com a seguinte pauta:

• Plano de cargos e carreiras dos servidores Estatutários (Lei nº 2.642/93)

• EPI (Lei nº 3.989/2014)

• PMAQ (lei Municipal nº 3.989/2014)

• Convocação dos candidatos aprovados no último concurso

Durante a assembleia os trabalhadores ACS e ACE discutiram a pauta, sobre o não cumprimento das leis que garantem os direitos dos trabalhadores como o PCC (Plano de cargos e carreiras) do qual os ACS e ACE estão inseridos, EPI (Equipamento de Proteção Individual) que é importante para segurança do trabalhador, ao menos para minimizar os riscos que os ACS e ACE estão expostos na execução das suas atividades, PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) que tem o objetivo de valorizar os servidores da Saúde e estimular o profissional de saúde que atue em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família, além melhorar o acesso e a qualidade das estruturas e serviços.

Um ponto preocupante discutido foi à necessidade de ter mais ACE e ACS no campo, atualmente apenas 32 ACE fazem a cobertura de 63.300 prédios, quantitativo insuficiente para realizar ações de prevenção e combate das doenças julgadas prioritárias e pertinentes no território.  Em virtude do crescimento populacional de Garanhuns, se faz necessário à revisão do número de ACS por equipe, “é um verdadeiro desafio desenvolver estratégias de prevenção e tratamento das doenças crônicas, infecciosas e suas complicações” afirmou a categoria.

Durante a assembleia os trabalhadores decidiram realizar manifesto pelas ruas da cidade em direção a Prefeitura Municipal de Garanhuns, trazendo ao conhecimento da sociedade as reivindicações da categoria e o descaso com a saúde da população de Garanhuns.

Vejas essas fotos em nossa Galeria de Fotos