29 de Janeiro - Dia Mundial de Combate e Prevenção à Hanseníase

29/01/2018

 A Hanseníase é uma doença crônica, transmissível, causada por uma bactéria (bacilo de Hansen) que compromete principalmente a pele e os nervos, deixando seqüelas se não for tratada precocemente.

 

Geralmente as manifestações causada pela doença são: 

  • Manchas na pele: Esbranquiçadas ou avermelhadas com diminuição da sensibilidade – manchas dormentes, que não doem, não coçam e não incomodam e por isso muitas vezes passam desapercebidas, principalmente se localizadas nas costas e nádegas.

  • Diminuição da sensibilidade: Ou formigamento de extremidades de mãos, pés ou olhos. Por não sentir dor, o paciente pode se ferir ou se queimar, e desenvolver complicações como úlceras e infecções locais.

  • Diminuição ou perda de força muscular: Em mãos pés e pálpebras, levando a queda de objetos das mãos, andar arrastado, dificuldade em fechar as pálpebras que leva ao ressecamento dos olhos.

A transmissão se dá de uma pessoa doente sem tratamento, para outra, após um contato próximo e prolongado. 

 

O Ministério da Saúde relata e recomenda que as pessoas procurem o serviço de saúde ao aparecimento de manchas em qualquer parte do corpo, principalmente, se essa mancha apresentar alteração de sensibilidade ao calor e ao toque, configura-se como um dos sinais e sintomas sugestivos da doença.

 

A hanseníase tem cura! E quanto mais cedo identificada, mais rápido é o tratamento e o resultado. Qualquer suspeita, procure a Unidade Básica de Saúde ou um Agente Comunitário mais próximo de sua casa.

 

Janeiro Roxo

 

No mês em que é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra à Hanseníase (janeiro roxo) -  cor definida em 2015 para simbolização do enfrentamento a doença no país -, para alertar a população a respeito da doença.

 

Instituída pela Lei nº 12.135/2009, o Dia Nacional de Combato e Prevenção da Hanseníase, comemorado todos os anos no último domingo de janeiro. 

 

                 Divulgação: Sindacs PE 2018

 

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e

Agentes de Combate as Endemias do Estado de Pernambuco

Rua General José Semeão, N° 104, 

Santo Amaro - Recife/PE - CEP: 50050-120

CNPJ: 04.428.218/0001-00

Horário de Funcionamento:

  • Facebook Sindacs PE
  • YouTube Sindacs PE

Sede Recife: 

Segunda à Sexta - 09h às 17h

Sub Sede Garanhuns: 

Segunda e Sexta - 08h às 12h

Quarta - 14h às 17h

Sede: Terças e Quinta-feiras 

Horário: 14h às 17h

Atendimento Jurídico:

Contato:

(81) 3222.4061  /   (81) 3033.4042

© 2018 SINDACS - PE Todos os direitos reservados