O sindicato nada mais é do que um grupo de trabalhadores que lutam pelo mesmo interesse. Objetivo é fazer valer seus direitos profissionais e também pessoais. Os sindicatos já contribuíram para a evolução da carreira de vários trabalhadores. E muita gente tem se beneficiado em se sindicalizar.

Durante o período de intensa crise que vivemos em nosso país, participar de um sindicato pode ser uma das opções para se proteger – ou ao menos tentar se proteger – contra oscilações negativas dentro da sua área de trabalho. A capacidade de negociar é uma das habilidades presentes em qualquer sindicato. E não há lei que não possa ser discutida se o sindicato dos trabalhadores daquela área mostrarem-se ofendidos pela proposta.

Neste contexto, podemos ressaltar que os sindicatos possuem capacidade jurídica. Por isso, podem intervir em ações jurídicas. Também possuem o direito de participar na elaboração das leis.

Coletivismo: Se sindicalizar consiste em fortalecer um grupo de pessoas que fazem a diferença na vida de muitas outras. É através do coletivismo que as pessoas fazem história, afinal de contas, não podemos fazer grandes mudanças sozinhos, mas quando nos unimos é impossível não provocarmos alterações consideráveis em nossa sociedade a curto, médio e longo prazo.

Cidadania: Direito garantido por lei, fazer parte de um sindicato é a forma mais pura de cidadania que um trabalhador pode exercer. Você não luta apenas por seus direitos, o sindicalizado propõe ideias, discute e participa de protestos que asseguram melhorias na vida de seus colegas. Uma sociedade é feita da união de povos, e não existe exemplo melhor disso do que lutar por seus direitos.

Descontos: Ótimo para quem não recebe altos salários, os membros de sindicato podem contar com descontos em instituições de ensino, lazer, esporte e saúde. E como já foi mencionado, isso é um direito garantido por lei.

Assistência jurídica: Seguindo a linha de benéficos, que também serve para a somatória de bons motivos para se sindicalizar, o integrante do grupo sindical conta com assistência jurídica, coletiva e individual, podendo dispor dos serviços de advogados criminal, civil e, é claro, trabalhista.

Melhorias para a sociedade: Um trabalhador que faz parte de um sindicato não só melhora suas condições de trabalho como também interfere na política do estado, pois o governo sempre enxerga os movimentos sindicais como uma expressão popular que merece atenção. Ou seja, o sindicado interfere no país diretamente, em outras palavras, ser sindicalizado consiste em fazer a diferença no Brasil.

Melhorias para sua família: Dentre as listas de motivos para se sindicalizar é quase impossível não imaginar melhorias na vida da sua família. Como fazer parte de um sindicato ajuda a minha família? A resposta é simples: ao melhorar suas próprias condições de trabalhos os benéficos afetaram a vida da sua família de forma direta, plano de saúde e reajuste salarial são apenas dois elementos crucias para o bem-estar dos seus familiares.

Se sindicalizar não é um dever do trabalhador. Mas, é uma opção que você encontra para se manter em pé mesmo em meios as crises.  Além de todos os benefícios citados, o sindicato te ajudará a esclarecer qualquer dúvida que tiver dentro da sua área. Entrar em um sindicato é fazer um investimento em uma união que com certeza irá lhe trazer coisas boas. Se sindicalizar é investir em uma associação que luta pelos seus direitos.

Baixe o PDF, depois imprima,

preenchendo os dados e entregue no Sindicato.